O poder dos tapetes

A técnica desenvolvida no Egito antigo foi parar do outro lado do Mar Mediterrâneo como arte decorativa, durante a Europa medieval. Foi assim que a tapeçaria surgiu: com ares de nobreza. Nada de pisar sobre as peças de lã ou de seda feitas à mão em ateliês franceses. Os temas, então, acompanhavam os valores da nobreza – como brasões de família – e eram exibidos na parede, como obras de arte. De lá para cá, os tapetes foram retirados das paredes, entraram nas casas de “plebeus” e, graças à industrialização, tornou-se peça acessível e obrigatória em todos os lares. E não menos bonita.
 
Casas Bacanas
 

Uma das principais utilidades do tapete, além de criar um clima aconchegante e completo, é delimitar ambientes e abafar ruídos internos e externos.

Na hora de escolher um tapete, deve-se levar em conta, além do gosto pessoal, o estilo do ambiente e as cores dos móveis. Para tornar o cômodo mais alegre, por exemplo, o tapete pode ser colorido ou estampado,destacando-se em relação aos móveis.

Casas Bacanas

Bem-vinda em qualquer espaço da casa, a tapeçaria não sai de moda, mas para não errar na hora da escolha, aqui vão algumas dicas preciosas;

Antes de sair correndo e comprar o primeiro somente pela beleza, observe que tipo de piso será revestido, a utilidade do tapete em cada ambiente e qual o objetivo a ser alcançado no uso dessa peça tão específica e importante na decoração.

Casas Bacanas

Living ou sala de estar – Aqui, como costumo falar, que é o cartão de visita de nossas casas, podemos usar um persa ou um tapete turco, estilo rústico ou de fibra, dependendo do conceito do mobiliário e da personalidade que se quer dar ao ambiente.

Tapete de sisal, como da foto abaixo, geralmente é uma aposta certeira.

Casas Bacanas

Quartos – Procure tapetes que tornem quente o ambiente, que necessita de aconchego, além de beleza.

Casa Bacana

Home Theaters – Procure sempre os que são mais peludos, uma vez que esses terão maior absorção de ruídos e contribuirão para o conforto acústico. Não existe home sem tapete!

Casas Bacanas

Agora, a perguntinha que não quer calar…  Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar? 

Quanto maior, melhor. Não existe nada pior que tapete na proporção errada. Uma vez eu li uma comparação que achei perfeita para ca, “É como aquele homem que está usando uma peça e você não sabe dizer se é uma calça curta ou uma bermuda comprida. O tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Se, por questões econômicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance 30cm para baixo do sofá. As mesas laterais seguem a regra geral. Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.Casas Bacanas

Casas Bacanas

 

*Post feito em parceria com Kika Junqueira, sócia da NK2, design de interiores e assessoria em eventos e escritora do site www.lepetitchouchou.com.br

 

Deixe um comentário